domingo, 22 de maio de 2011

A transposição das ciências exatas à ciências humanas

Analisando pelo modo de que a revolução e as descobertas científicas podem influenciar diretamente outras áreas do conhecimento e assim “influenciar” os pensadores das ciências humanas ou os artistas de tal época (coisa que eu não gostaria de concordar plenamente). É interessante notar que nossa sociedade ocidental se baseia em princípios e em leis físicas de certa forma ultrapassadas (falando isso de maneira grosseira, lógico). Nossa economia, nosso modelo de sociedade é baseado no paradigma mecanicista (discurso bem presente no livro e filme o ponto de mutação de Fritjof Capra).

Bom, talvez analisar nossas vidas e nossa sociedade com base nestas “novas” leis da física e adequar o modelo se for cabível à nossa sociedade é uma tarefa necessária para não entrarmos em um colapso (uma vez que o atual modelo de sociedade, economia e talvez cultura comercial estejam desgastados), mas mesmo este novo modelo de enxergar o mundo (“física quântica”) que todos falam, é apenas um modelo e que possivelmente em um futuro deva ser readaptado. Também como todas as coisas não é uma verdade absoluta. Mas é um outro caminho e por ser quem sabe... de certa maneira incompleto, dá margem a inúmeras interpretações.


sábado, 21 de maio de 2011

Falando em transição...

Aproveitando o assunto sobre transição, um vídeo com um tema que mesmo hoje (tempos modernos) ainda é polêmico!




O título é The Flower. Ao que me consta, foi o trabalho final de um estudante da área de audiovisual, o curso não sei ao certo qual era, vou me informar e nos próximos posts confirmo essas informações!

E vocês, o que acham? A sociedade está preparada para passar por essa transição??

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Transição Simbiótica, por quê?

O nome de nosso blog segue a “onda” de Boaventura, o qual credita suas análises sociais numa ciência pós-moderna. Esta ciência seria um composto de todas as ciências, quais sejam: as exatas, as sociais e as biológicas. Uma estaria interligada a outra – às vezes mutuamente dependentes.
Bem, “Transição Simbiótica” oscila, ou melhor, transita estas interrelações. Por isso, qualquer nuance “estranha” de conteúdo é mero reflexo de que estamos neste campo enigmático, contingente e possível.
Embarque conosco nestas “águas secretas” e não fique preocupado em naufragar, pois isto, mais dia menos dia, será necessário e psicodelicamente incrível.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Antiguidades?

"Em um mundo onde muitas crianças aprendem a digitar antes mesmo de aprender a escrever, o que elas achariam de objetos que foram grandes novidades ontem, mas já viraram peças de museu hoje? 
O Itaú fez o teste ;-)"



E você, reconhece esses objetos?

terça-feira, 3 de maio de 2011

Esquerda ou direita?



"Uma Mão Com a Esfera Reflectora".

Com que mão Escher segura a esfera reflectora?

Ilusionismo


O alemão Maurits Cornelis Escher, mais
conhecido como M.C. Escher (1898-1972), foi um grande artista gráfico do século XX que explorava a imagem de uma maneira muito peculiar. As obras de Escher são verdadeiras “pegadinhas” visuais que enganam o cérebro e podem ser vistas por diversos ângulos diferentes, criando ilusões óticas fantásticas.

Vejam alguns trabalhos do mestre do ilusionismo pictórico; algumas delas foram mostradas no seminário que nosso grupo apresentou: