sábado, 21 de maio de 2011

Falando em transição...

Aproveitando o assunto sobre transição, um vídeo com um tema que mesmo hoje (tempos modernos) ainda é polêmico!




O título é The Flower. Ao que me consta, foi o trabalho final de um estudante da área de audiovisual, o curso não sei ao certo qual era, vou me informar e nos próximos posts confirmo essas informações!

E vocês, o que acham? A sociedade está preparada para passar por essa transição??

2 comentários:

  1. Não sei se há uma "preparo" específico. A discussão está posta, talvez isso já seja uma preparo. A supressão ou proibição de alguns usos nem sempre vem com o preparo prévio da sociedade. Hoje sabemos, quase todos, que a probibição de certas plantas e substâncias sisntetizadas a partir delas se deve a questões políticas e econômicas, com a construção de uma moral condenatória (o chá de marijuana foi susbtituído pelo cafezinho, o que deixa os trabalhadores "menos relaxados" e "mais produtivos"...

    Neste exato momento, um movimento enorme , cada vez mais forte na Europa, tenta abalar a credibilidade da homepatia, da antroposifia e de outras práticas clínicas e medicamentosas que não correspondem às produções das grandes indústrias farmacêuticas. Para saber mais: http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/noticia61.asp

    Interessante é pensar que, no Brasil, o SUS tem tido ações na contramão desse obscurantismo farmacológico, procurando retomar uma certa fitoterapia milenar, de eficácia mais do que comprovada.

    É um tema pungente!

    Sobretudo quando se pensa que, no caso especificamente tratado no vídeo, ou seja, quando há formação de um mercado clandestino que dá origem ao tráfico... Descriminalizar produziria um efeito de desmonte de boa parte do crime organziado atual...

    Estamos preparados? Não saberia dizer se há preparo possível. Os debates importam por isso, ajudam a gente a tomar decisões coletivas pautados pelo que a maioria vai entendendo como bem comum. Os sentidos se controem na dinâmica histórica, né?

    ResponderExcluir
  2. A sociedade,falando de forma generalizada não está preparada para uma transição tão grande, assim como não está preparada para conviver com substâncias alucinógenas ou psicoativas,lícitas ou ilicitas que de fato se encontram presentes na atmosfera social e cultural onde habtamos.
    De fato a pergunta não é se estamos preparados para essa mudança,ou mesmo se essa mudança vai acontecer,a pergunta em questão é quando e como essa transição irá ocorrer.

    É um tanto quanto reduntande usar tal termo como solução menos penosa para sociedade,mas o primeiro passo é a informação,uma população bem informada tem os olhos e a mente aberta para decisões onde a religião e a questão cultural não são os pontos de suma importância a serem levados em cosideração.

    Se tratando do video apresentado,onde são ressaltados os benefícios da maconha como fins diversos alêm da recreação, é muito interessante pois bate de frente com uma cultura ignorante que generaliza uma infinidade de substâncias diversas em apenas um grupo chamado "drogas".
    Esse conceito "homogenista" apenas venda os olhos para o conhecimento que proporciona a cada um a melhor escolha para si próprio.

    ResponderExcluir