O nome de nosso blog segue a “onda” de Boaventura, o qual credita suas análises sociais numa ciência pós-moderna. Esta ciência seria um composto de todas as ciências, quais sejam: as exatas, as sociais e as biológicas. Uma estaria interligada a outra – às vezes mutuamente dependentes.
Bem, “Transição Simbiótica” oscila, ou melhor, transita estas interrelações. Por isso, qualquer nuance “estranha” de conteúdo é mero reflexo de que estamos neste campo enigmático, contingente e possível.
Embarque conosco nestas “águas secretas” e não fique preocupado em naufragar, pois isto, mais dia menos dia, será necessário e psicodelicamente incrível.
Mas "simbiose" supõe uma relação, transição etc. sempre positiva, né? Será?
ResponderExcluirDeve-se levar em conta o que se entende por "positivo". Se considerarmos que toda interrelação pode gerar conflitos e que estes são necessários neste processo transitório, certamente, por mais que pareça contrário, a interrelação é positiva. Neste "trânsito" não há a verdade absoluta numa e não noutra, ela está em todas e em nenhuma. A interrelação é positiva porque seu objetivo também o é.
ResponderExcluirAgora, se a chave hermenêutica for outra acerca do que é o "positivo", então o termo simbiose não se enquadraria propriamente ao que propusémos, aqui, no blog.